Quem Somos

      O IBB é único porque resulta do engajamento de mentes jovens e inquisitivas na solução de temas ligados à conservação em níveis local, nacional e regional. O elevado senso de responsabilidade social, a dedicação em colocar o melhor do conhecimento científico a serviço da conservação e do bem estar de comunidades tradicionais, deu origem a instrumentos poderosos para a conservação de um conjunto de importantes ecossistemas costeiros tropicais, aqueles que integram as frágeis zonas úmidas.

YARA SCHAEFFER NOVELLI
Yara
Nascida em 1943 na Cidade do Rio de Janeiro, concluiu os cursos de Licenciatura e de Bacharelado em História Natural no ano de 1965, pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Concluiu a Pós-Graduação e o Mestrado em Oceanografia Biológica em 1967 e 1970, respectivamente, pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. O doutorado em Ciências, na Área de Zoologia foi concluído no ano de 1976, pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. A Livre-Docência em Oceanografia Biológica foi em 1991, pelo Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Foi professora de Ciências Físicas e Naturais no ensino fundamental em escolas públicas do Município de São Paulo, de 1968 a 1970, e docente da disciplina Biologia Educacional de 1968 a 1970, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ingressou no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo em 1970. É sócia fundadora e Diretora-Presidente do Instituto BiomaBrasil.


CLEMENTE COELHO JUNIOR
Clemente
Nascido em 1966 na Cidade de São Paulo, concluiu o curso de Ciências Biológicas no ano de 1992, pela Universidade MACKENZIE-SP. Concluiu mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica nos anos de 1998 e 2003, respectivamente, pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Atualmente leciona na Universidade de Pernambuco, no curso de Ciências Biológicas, ministrando disciplinas na ênfase Biologia Ambiental. É colaborador de diversos trabalhos voltado à conservação dos manguezais no Estado de Pernambuco. É Diretor de Projetos do Instituto BiomaBrasil.
 

FABIO MOREIRA CORRÊA
 
Fabio
Nascido em 1974 na Cidade do Rio de Janeiro, concluiu o curso de Oceanografia no ano de 1996, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Concluiu doutorado em Oceanografia Biológica no ano de 2003 pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste (CEPENE) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É coordenador do Projeto Manguezais da APA Costa dos Corais e já executou diversos trabalhos voltados ao ordenamento pesqueiro e ao monitoramento de estoques de espécies de crustáceos capturados na pesca artesanal no Nordeste. É Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto BiomaBrasil.


GILSON ALVES DO NASCIMENTO FILHO
Gilson
Nascido em 1981 na Cidade do Recife, concluiu o curso de Ciências Biológicas no ano de 2002, pela Universidade de Pernambuco. Concluiu especialização e mestrado em Oceanografia Biológica nos anos de 2004 e 2007, respectivamente, pelo Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente atua como colaborador no Laboratório de Oceanografia Química do Departamento de Oceanografia na Universidade Federal de Pernambuco. Realiza atividades de pesquisa conservacionista nos manguezais de Pernambuco, além de estudos que envolvem monitoramento químico da qualidade de água dos estuários. É Vogal do Conselho Fiscal do Instituto BiomaBrasil.


GISELA VIEIRA DE MELO MONTEIRO OAB/PE Nº 16.113 
Gisela
Nascida em 1973 na cidade de Recife, concluiu o curso de Direito em 1996, pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. É advogada militante, sócia do escritório Wanderley, Monteiro, Rocha e Uchoa Cavalcanti – Advogados e Consultores - ADC, onde atua desde o ano de 1994. Chefe do Departamento Jurídico do Grupo Fernandes Vieira, desde o ano de 1998. É membro da Associação dos Advogados de Empresas de Pernambuco (AAEPE). Atua como consultora jurídica de diversas empresas, como a Construtora Lion Ltda., Construtora Caxangá Ltda e Nunes Engenharia Ltda., Empresa Auto Viação Progresso S/A, Empresa Expresso Vera Cruz Ltda, Meira Lins S/A, Rodoviária Caxangá Ltda. entre outras. É consultora jurídica do Instituto BiomaBrasil, tendo ações voluntárias nos projetos da entidade.
 

MARÍLIA CUNHA LIGNON
 Marília
Nascida em 1969 na Cidade do Rio de Janeiro, concluiu o curso de Ciências Biológicas no ano de 1991, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Concluiu a pós-graduação em Etologia (Biologia do Comportamento), em 1994, pela Universidade Paris XIII. Concluiu mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica nos anos de 1999 e 2005, respectivamente, pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisadora associdada à Faculdade de Ciências da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Utiliza sistemas de informação geográfica (SIG) para tratamento de imagens de satélite e de fotografias aéreas para auxiliar na gestão da zona costeira tropical. É sócia fundadora e presidente do conselho fiscal do Instituto BiomaBrasil.


RICARDO PALAMAR MENGHINI
Ricardo
Nascido em 1977, na cidade de São Paulo, concluiu o curso de Ciências Biológicas, com ênfase em Biologia Marinha em 2001, pela Universidade Santa Cecília (Santos-SP). Concluiu mestrado em Oceanografia Biológica no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, em 2004. Atualmente está desenvolvendo doutorado pela mesma instituição de ensino. Suas principais áreas de atuação são ecologia de manguezais, impactos antrópicos em ecossistemas costeiros, recuperação de ecossistemas costeiros degradados e educação ambiental. É consultor do Instituto BiomaBrasil desde sua criação.


RENATO DE ALMEIDA
Renato
Nascido em 1972 na Cidade de Vila Velha - ES, concluiu o curso de Ciências Biológicas no ano de 1997, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Concluiu mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica nos anos de 2001 e 2005, respectivamente, pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Atualmente leciona na Faculdade Salesiana de Vitória, no curso de Ciências Biológicas, ministrando disciplinas ligadas à antropologia, avaliação de impactos ambientais e educação ambiental. Está envolvido em projetos voltados à capacitação de professores e organização de comunidades de pescadores (catadores de caranguejos) na Baía de Vitória. É consultor do Instituto BiomaBrasil desde sua criação.


CLAUDIA SCHAEFFER NOVELLI
Claudia
Nascida em 1974 na Cidade de São Paulo, concluiu os cursos de Comunicação Social, ênfase em Propaganda e Publicidade no ano de 1996, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado e o de Educação Física no ano de 2006, pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Atualmente é voluntária na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo, onde aplica atividades físicas para gestantes adolescentes. É sócia fundadora e membro do Conselho Fiscal do Instituto BiomaBrasil e colabora com o Setor de Comunicação do Instituto BiomaBrasil.


FRANCISCO VOCCIO NETTO
Voccio
Nascido em 1987 na cidade de São Paulo, estudante de Ciências da Computação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com data de formação para dezembro de 2009. É especialista em hardware de microcomputadores, arquitetura de redes e montagens de cabos. Atuou como monitor na escola MICROCAMP, em 2005. Foi estagiário na prefeitura de São Paulo na área de desenvolvimento de sistemas, onde foi líder de um projeto que está em funcionamento. Atualmente, é programador de sistemas, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando no setor APT. É consultor WEB do Instituto BiomaBrasil, tendo ações voluntárias nos projetos da entidade.


ESCRITÓRIOS

  • Recife
Clemente Coelho Junior
Rua Regueira Costa, 75/801
Rosarinho, Recife - PE
CEP 52041-050
    +55 81 3242-6968

 
  • São Paulo
Yara Schaeffer Novelli
Rua Laboriosa, 80
Vila Madalena, São Paulo - SP
CEP 05434-060
    +55 11 2506-5052

 
  • Bélgica
Marília Cunha Lignon
Avenue du Renouveau, 19/3
1140 Evere - Bélgica
    + 32 477 288 548